O LTA é um documento emitido pela Vigilância Sanitária após o deferimento da análise físico funcional dos estabelecimentos de alto risco sanitário, visando garantir a prévia adequação da estrutura física e fluxos operacionais das edificações, conforme as normas técnicas e de boas práticas aplicáveis às diferentes atividades passíveis de licenciamento sanitário.
O LTA é pré-requisito para a solicitação da Licença Sanitária Inicial ou para Ampliação, Reforma ou Adaptação em Edificação com atividades de interesse da saúde já licenciadas.
A partir de 13/03/20223, a análise de LTA passou a ser exclusivamente digital, por meio do SAEPRO (Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras da Prefeitura Municipal de Jundiaí).
Esse sistema permite que o protocolo e o acompanhamento dos projetos seja realizado pela plataforma on-line, com maior transparência, agilidade, economia e praticidade.
1. Requerimento VISA-LTA (Todos os campos preenchidos, assinado e datado).
2. Formulário de Solicitação de LTA – Anexo 2 da Portaria CVS n° 10/2017 (Todos os campos preenchidos, assinado e datado).
3. Comprovante de pagamento da taxa do LTA.
Valor da taxa – 2024:
4. Cópia da Certidão de Uso do Solo vigente para a(s) atividade(s) objeto de análise do LTA (Atentar para a validade de 90 dias).
5. Licença Prévia ou Declaração de Atividade Isenta de Licenciamento da CETESB para a atividade objeto de análise do LTA.
6. Cópia do comprovante de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto públicos (DAE). Em caso de Soluções Alternativas de água e esgoto apresentar comprovante do SISAGUA e projeto de sistema alternativo de esgoto.
7. Cópia do cartão CNPJ, constando as CNAEs fiscais que serão desenvolvidas no estabelecimento.
8. Cópia da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica para Engenheiros ou da RRT – Registro de Responsabilidade Técnica para Arquitetos (Todos os campos preenchidos, assinado e datado).
9. Cópia do Projeto aprovado pela UGPUMA (última versão), compatível com a edificação existente a ser aprovada no LTA e cópia tamanho A4 da Folha de Rosto (carimbo), contendo o Carimbo da Aprovação.
10. Memorial de Projeto: Descreve as soluções arquitetônicas adotadas no projeto, por área de trabalho/ambiente, com especificações de material de acabamento, sistema de climatização, ventilação, renovação de ar, iluminação, soluções contra entrada de vetores para as aberturas (ralo, janelas, portas e outras), revestimento de superfícies e bancadas, proteção de luminárias, descrição da solução adotada para o abastecimento de água potável, energia elétrica, gás, coleta e destinação de esgoto, águas pluviais e demais informações que auxiliem na análise e compreensão do projeto.
11. Memorial de Atividade: Descreve os processos, pessoal, equipamentos, considerações sobre os fluxos e demais informações que auxiliem a compreensão e análise da atividade a ser exercida na edificação.
12. Projeto Arquitetônico em escala 1:100: Apresentação da planta baixa, gráficos com a implantação das edificações, instalações e equipamentos no lote, cortes longitudinais e transversais, permitindo perfeita compreensão da circulação vertical e horizontal de pessoas e ou produtos, leiaute de equipamentos e móveis, favorecendo a compreensão e análise da atividade desenvolvida.
Atenção aos prazos para apresentação dos documentos condicionantes para emissão do LTA, que dependem de parecer de órgãos externos à Vigilância Sanitária, evitando que impactem no atraso da emissão do LTA:
Apresentamos roteiros com orientações sobre como elaborar o memorial de atividade, o memorial de projeto e o projeto arquitetônico para análise físico funcional dos estabelecimentos. Confira os roteiros, conforme a atividade desenvolvida!
LTA – Depósitos e Armazéns de Alimentos
LTA – Cozinhas industriais com sede própria (refeições transportadas)
LTA – Educação Infantil – Creche
LTA – Instituições para Idosos
LTA – Endoscopia / Colonoscopia
LTA – Centro Cirúrgico em Ambulatório
LTA – Clínicas de Vacinação e Serviços de Vacinação em Varejistas de Medicamentos